Voltar Imprimir

SÍMBOLOS DA IGREJA

Rosa de Lutero
O símbolo dos luteranos no mundo inteiro.

Essa "rosa", um distintivo da teologia luterana, é composta por cinco elementos: a cruz preta, o coração vermelho, as cinco pétalas brancas, o fundo azul e o anel dourado. Cada parte tem seu significado:

1) A cruz preta - no centro do emblema, lembra que em Jesus o próprio Deus vemao nosso encontro, sacrificando sua vida e vencendo o poder da morte em nosso favor, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).

2) A cruz preta, envolvida pelo coração vermelho, significa que Cristo é o centro da vida da comunidade e da Igreja. Ele é o mais importante. A partir dele todas as outras coisas e pessoas recebem seus devidos lugares e seu valor. O coração nos faz recordar que é pela fé que somos justificados. A cor vermelha é símbolo do amor que se doa e reparte. Assim como Cristo nos amou, também os seus se amam uns aos outros. Assim como Cristo serve aos seus, eles servem uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu (GL 6.2). Seguimos o Crucificado, confiando que a cruz não mata e, sim, nos mantém vivos.

3) As cinco pétalas brancas assinalam que pela fé, atuante em prol da justiça e da paz, temos alegria, consolo e paz com Deus, conosco mesmo e uns com os outros. É isso que a cor branca simboliza.

4) O fundo azul lembra o céu e aponta para a fidelidade de Deus. Em Cristo ele nos veio salvar e unir em comunidade. Cristo reina desde a Ascensão. A partir de Pentecostes ele cria, envia e guia a sua igreja e, indo à sua frente, abre-lhe caminho. Essa é a base de nossa esperança.

5) O anel dourado lembra o ouro, metal mais precioso. Simboliza tudo aquilo que Deus nos dá, já agora pela fé em forma de sinais: perdão, comunhão, esperança, sentido de vida, opão de cada dia… Aponta também para aquilo que, na eternidade, nos será dado: alegria sem fim, satisfação de todas as necessidades e anseios. Então veremos, face a face, aquele no qual temos crido.

Visto que a rosa é criada de maneira bela e ordenada, também a igreja é motivada para investir criativamente na confecção de seu plano de ação missionária. Inspirados pelo símbolo da rosa de Lutero, elaboraremos um planejamento dedutivo e participativo da missão. Partindo do centro, sua forma em círculos se assemelha a anéis subseqüentes, como aqueles provocados na superfície de um lago quando se joga uma pedra nele.

É da cruz de Cristo que parte toda e qualquer missão verdadeira na Igreja e, com a força da própria cruz, a missão se expande até os confins da terra.


SIMBOLO NACIONAL DA (IECLB)
IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL

 

 

LOGO DO SÍNODO VALE DO ITAJAÍ



SIMBOLO NACIONAL DA OASE
ORDEM AUXILIADORA DE SENHORAS EVANGÉLICAS

 



SIMBOLO NACIONAL DA
LEGIÃO EVANGÉLICA LUTERANA (HOMENS)

 

 

SIMBOLO NACIONAL DA JUVENTUDE EVANGÉLICA

Voltar